Procura exacta
Procurar no título
Procurar no conteúdo
Procurar no blog
Procurar nas páginas
Filtrar por categorias
contabilidade
design
digital
gestão
marketing
publicidade
Salários
Sem categoria

Cada um tem os colaboradores que merece!

Cada um tem os colaboradores que merece!

Não se ofenda! É mesmo assim.

Se é a si que compete recrutar os colaboradores e se tem liberdade para decidir não prolongar os contratos de trabalho, ou seja, se tem capacidade de liderança, então este artigo é para si e sim, tem mesmo os colaboradores que merece!

Calma, nós explicamos. Quem é que recrutou aquele elemento que não se enquadra com o resto da empresa? Quem é que lhe deu formação e treino? Quem é que na última renovação do contrato decidiu dar-lhe mais uma hipótese?

A boa notícia é que pode ter apenas os BONS colaboradores que merece! Aqui ficam 3 passos simples, mas nem sempre fáceis de implementar:

1 – Dedique-se ao recrutamento! Estude bem os curriculuns, reserve tempo para a entrevista, faça uma lista das perguntas que deve colocar, realize um teste prático e peça referências do candidato!

2 – Dedique-se ao acolhimento! Elabore um plano de acolhimento, com as principais formações e objetivos a atingir nos primeiros meses (normalmente 3 meses são um bom indicador).

3 – Tome a decisão difícil! Normalmente os líderes sabem quem são os elementos que não se vão enquadrar na equipa. Então porque demoram a tomar a derradeira decisão? A resposta é dura, mas alguém tem de a dar: POR COBARDIA! Porque não é fácil despedir alguém. Porque queremos acreditar que é possível mudar esta pessoa ou que talvez estejamos a ser demasiado exigentes. E por isso adiamos uma das mais importantes decisões de gestão durante semanas, meses e até anos, com graves custos para a rentabilidade da empresa, o ambiente na equipa e/ou o atendimento ao cliente.

Se reservar mais tempo e exigência ao recrutamento na sua equipa e for mais rápido a decidir quando alguém não tem o perfil de que necessita vai certamente receber em troca a BOA equipa que merece e uma liderança mais eficaz.

Susana Amendoeira
Consultora de Gestão
samendoeira@apconsulting.pt

By | 2017-06-09T16:04:56+00:00 10 Janeiro, 2017|contabilidade, gestão|0 Comentários

About the Author:

AP Consulting é uma empresa de consultoria especializada nas áreas de gestão, marketing, marketing digital e redes sociais, sites e publicidade.

Deixe-nos um comentário